10 de jul. de 2012

Voto com vez e vóz



Precisamos construir uma política centrada nas necessidades do povo, onde seja primordial respeitar o básico de vivencia como saúde educação e consciência. Há entre o básico uma nova palavra “consciência”, pois seria esse o melhor caminho para uma nova sociedade se não o único.
Sobre muita teoria defende-se a idéia do voto consciente, porém, não há em muitos textos sobre o esclarecimento da importância de um único voto; o seu.
Deve-se fazer valer a idéia de cidadania, ao pensar sobre o voto. Muitas vezes para entender certos acontecimentos, devemos olhar para as margens dos debates, nesse caso, olhar além do desejo do político em ter seu voto.
Do que vale digitar os números do canditado e apertar confirma na urna? Nada além do simbolismo de fazer valer sua vontade de representação; ao votar devemos saber que o candidato é sua voz, e representará os interesses de bem maior, mas não é sempre assim, muitas vezes o cidadão perde voz por votar errado, os interesses sociais são abafados por um interesse maior, que são os desejos do próprio político em fazer projetos para se auto promover, ou seja, projetos em que o povo veja, como ruas, construções, que muitas vezes se transformam em elefantes brancos, fazem isso por que, nos remédios, nem nas verbas para a educação aparece o nome deles, enquanto em construções basta passar pelas ruas e olhar ao lado, para ver um “primordial projeto” político, enquanto o que seria a base para o crescimento e o que é de necessidade não é feito. E o direito de cobrar um político é ainda menor quando o voto é vendido.
Gráficos de 2001 mostram que os políticos compram  a maioria dos voto dos homens com dinheiro e voto das mulheres com favores administrativos.
A dúvida principal é por que cada voto é tão importante, e não é exatamente por causa do que diz a antiga frase “ A união faz a força” sim por que seu voto vale mais de um.
O que se deve saber então é que seu voto vale muito mais do que se coloca na urna; Aqueles políticos que vem atrás do voto, tem um interesse muito além, ele quer conquistar seu debate. Todo candidato a uma vaga pública tem antes de tudo um adversário a superar, é ai que entra a importância de ser consciente, quando o candidato conquista um voto, ele tira um eleitor da oposição que é concorrente direto, isso quer dizer que nesse ponto seu voto está valendo o dobro, com a preferência a certo candidato entra as defesas políticas, então, o eleitor conquistado fará debates sobre o candidato que escolheu, e muitas vezes acaba conquistando, pessoas que ainda não sabiam em quem votar, ou mesmo conquistando pessoas que iam votar na oposição, nesse momento o valor do seu voto aumentou ainda mais.
O voto vale muito além da urna, por isso é importante escolher bem o candidato. Se o voto for vendido ao candidato A e depois na urna vota no candidato B, tenha consciência que esse voto valeu por um apenas, o candidato A não jogou fora o dinheiro, pois o cidadão que se achou esperto pegou o dinheiro de um e votou no outro, teve seu debate calado, enquanto aquele que escolheu de fato um lado e defendeu os interesses do candidato escolhido a lhe representar não se calou e conquistou além de si próprio outros eleitores, fez o voto valer mais de um, por isso tamanha importância de votar conscientemente, pois a política não se faz apenas na urna, sim no dia-a-dia, o voto é base para o básico, para os idéias de uma sociedade, que não cessa diante da ferocidade política, é o escudo e espada para uma luta bem medida entre política e políticos, parlamento com voz e vez de todos, não somente na teoria, como também da prática.
Política está casada com consciência, e  o homem animal político deve ter todas as pretensões, desde que sejam dentro se seu espaço, que use da consciência básica para defender seus próprios pontos de vista e ideologias. 

João Paulo Guerreiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trolle sobre isso